Os documentários da HBO geralmente são bons. E, pelo que li na
coluna de Richard Deitsch, o mais recente deles, sobre os Cubs, segue a tendência.
Há vários perdedores que merecem nosso ódio e desdenho. (...) Mas há também aqueles perdedores que não há como não amar. Entre eles qualquer personagem interpretado por Paul Giamatti, Seth Cohen, do seriado "The O.C." (apenas na primeira temporada) e o Chicago Cubs. A última vez que o time ganhou a Série Mundial foi em 1908, o maior jejum no beisebol. Para dar uma idéia da futilidade do pessoal da ZN de Chicago, os Indians são os donos do segundo maior jejum. E eles ganharam em 1948.
É difícil encaixar um século de derrotas em um programa de 60 minutos, mas a HBO fez um belo trabalho em seu mais recente documentário, "Wait 'Til Next Year: The Saga of the Chicago Cubs" ["Espere até o Ano que Vem: a Saga do Chicago Cubs" em português] (a estréia é hoje). "Espere" é essencialmente uma carta de amor para os torcedores que sofrem há tanto tempo, uma análise dos muitos baixos e poucos altos dos Cubs, da Maldição do Bode e do colapso que foi a troca de Lou Brock por Ernie Broglio em 1969 e ao jogo onde Steve Bartman surgiu.
Documentários geralmente são contados pelas pessoas simples, e o produtor Joe Lavine e o coordenador Brian Hyland deixam-nos ouvir os torcedores dos Cubs. Como Kiljoong Kim, um professor de sociologia que chegou a Chicago vindo de Seul em 1984, o mesmo ano em que os Cubs deixaram os Padres virar uma série que venciam por 2-0 na final da Liga Nacional. Como Bob Beck, de 85 anos, que assistiu ao seu primeiro jogo dos Cubs em 1929, aos oito anos. "Espere até o ano que vem?", pergunta Beck. "Eu não tenho tantos anos assim para esperar."
Também há muitas boas imagens, como Brock treinando pelos Cubs (ah, o que poderia ter sido) e uma espiada no verão de 1969, quando Ron Santo e Fergie Jenkins levaram os Cubs ao topo da Liga Nacional por um breve instante.
"Na noite que o homem pisou na Lua e Neil Armstrong deu aquele primeiro passo, meu amigo olhou para mim e disse: 'O homem andou na Lua e o Chicago Cubs está em primeiro lugar'", conta Scott Simon, que aparece no programa. "Quem iria imaginar?"
Resta saber se há alguma possibilidade de a HBO brasileira transmitir por aqui. Como a possibilidade é remotíssima, temos de contar com o bit torrent ou o TVU Player.
Marcadores: Cubs, História, Televisão
Escrito por Alexandre Giesbrecht |
0 comentários
