Algumas semanas atrás, começaram a brotar os primeiros papos sobre a votação para o MVP da Liga Americana. Como no ano passado, discutia-se a viabilidade da "candidatura" de David Ortiz, dos Red Sox, não por duvidarem de seu poderio ofensivo, mas, sim, da sua capacidade defensiva, por ser ele um rebatedor designado. Com a queda livre do time de Boston, então... Outro de quem se falava era Derek Jeter, dos Yankees, mas até então ele não se destacava tanto. Jermayne Dye, quem sabe? Poderia até ser, mas, com os White Sox se afastando cada vez mais da briga, também fica ele mais afastado da briga individual.
Quem poderia ser, pois, o MVP da Liga Americana? O líder da liga Detroit Tigers não está nessa condição graças a um único jogador, mas a todo um grupo que está demonstrando muito, mas muito mais do que se esperava dele. Fica difícil eleger alguém de Detroit para MVP. Outro time que deve ir aos playoffs o que, nos últimos tempos, tem sido praticamente um pré-requisito para o MVP é o Oakland, no Oeste, mas este depende ainda mais da coletividade do que os Tigers e também não apresenta um candidato viável.
Quem sobra? Alguém no time que atualmente lidera a repescagem, o Minnesota Twins. E eles têm, talvez, três candidatos viáveis: Johan Santana, Francisco Liriano e Joe Mauer. Bem, talvez três seja um pouco de exagero, afinal cada um deles foi importante para o time em um ponto da temporada, e essa sobrecarga de candidatos não deixa de ser algo parecido com o que acabei de descrever a respeito de Tigers e A's.
Mas Liriano, até por ser novato e ter ficado um tempo contundido, não vai ser MVP. Mauer é o artilheiro da Liga Americana já há muitas semanas, mas suas 78 corridas impulsionadas são muito pouco para tal produção. E Santana?
Apesar de ser arremessador, uma posição geralmente discriminada nas votações de MVP, não há como negar que ele está praticamente carregando o time nas costas rumo aos playoffs. Vejam estes números: 18 vitórias, 230
strikeouts, 0,98 WHIP (rebatidas e andadas por
inning), 21,2% de rebatidas contra e 2,75 de ERA (média de corridas permitidas). Ah, sim, e nos seus últimos sete jogos, ele tem uma campanha de 6-0, com impressionantes 1,25 de ERA ontem foram 6.1
innings contra os Tigers, com 11
strikeouts e nenhuma corrida permitida.
E, ainda assim, é capaz de ele não conseguir sequer um voto em primeiro lugar para MVP. Não que Jeter não esteja fazendo por merecer. É o meu favorito, por ora. Mas estou olhando Santana cada vez mais com bons olhos e vou achar uma grande injustiça se ele for solenemente ignorado ao final da temporada, especialmente se os Twins conseguirem uma vaga nos playoffs.
Marcadores: Derek Jeter, MVP