12.9.06
O que houve com Zach Duke?
Os Pirates seguem rumo ao único objetivo possível na atual situação: não perder cem jogos, coisa que até o principal repórter de beisebol do jornal Pittsburgh Post-Gazette duvidava. Mas a campanha pós-Jogo das Estrelas está acima de 50% e hoje os Bucs conseguiram sua 59.ª vitória, 4-3 sobre os Brewers, com uma bela atuação do arremessador Zach Duke, que permitiu apenas cinco rebatidas válidas e duas corridas, cobrindo oito innings com apenas 95 arremessos (61 strikes). Destaque ofensivo para Jack Wilson, com 3 de 4. Freddy Sánchez teve apenas uma rebatida válida em quatro tentativas. Sua média baixou para 33,9%. Com os 2 de 3 de Miguel Cabrera no espancamento dos Marlins sobre os Mets, este assumiu a artilharia da Liga Nacional, com 34,0%.

Duke parece, bem aos poucos, estar voltando a algo razoavelmente próximo de sua forma no ano passado (campanha de 8-2, com 1,85 de ERA em cerca de 85 innings). Mas o que aconteceu com ele ao longo desta temporada, para seus números piorarem tanto (campanha de 9-13, com 4,68 de ERA em 194,1 innings)?

Eu diria que houve expectativas altas demais para um cara que não tem nem 25 anos. No ano passado, ele foi bem até demais; seria até injusto esperar que ele repetisse tais números nesta temporada.

Mas ele não está tão mal quanto os números podem indicar: sua campanha de 9-13 é melhor do que a do time, que ainda por cima tinha desperdiçado seus úlimos seis jogos, quando ele teve campanha de 1-3 mesmo com um ERA de apenas 2,91.

Um grande problema dele nesta temporada tem sido o primeiro inning. Em 14 dos 29 jogos que ele começou, ele sofreu corridas logo de cara. Para se ter uma idéia, o ERA dele em primeiros innings é de 8,71! Por que tão ruim só no primeiro inning? Não faço idéia.

Descontando-se o primeiro inning de cada jogo, ele tem um ERA bem melhor que a média da liga (3,91 contra 4,49). Não chega nem perto da performance do ano passado, mas já o colocaria entre os 16 melhores da Liga Nacional.

Por coincidência, saiu hoje no jornal Pittsburgh Post-Gazette uma coluna do chamado "Stats Geek", onde ele avalia se é possível analisar como se desenvolverá a carreira de um arremessador baseado nas suas primeiras temporadas. Óbvio que ele dá um destaque para os quatro jovens arremessadores dos Pirates (Duke, Ian Snell, Paul Maholm e Tom Gorzelanny), mas a coluna é interessante de qualquer maneira, pois não se foca só neles.

Marcadores: , , ,

Escrito por Alexandre Giesbrecht | 0 comentários
0 comentários comente também