8.10.06
"Yankees go home"

Os Tigers que eliminaram os Yankees ontem não são os mesmos que tomaram uma varrida dos Royals no último fim de semana da temporada regular e entregaram de bandeja o título da Divisão Central para os Twins, sendo obrigados a enfrentar logo de cara o melhor time da Liga Americana. Muito menos aquele pessoal que vestia o uniforme dos Tigers em 2003 e conseguiu perder 119 jogos.

Não há como ser os mesmos. O time que bateu os Yankees por 8-3 tem vida, é brigador, não desiste. O time que perdeu dos Royals estava desinteressado, cansado. O time de 2003 era, simplesmente, ruim. Ora, Jeremy Bonderman era um novato daquele time 2003. Um novato, aliás, que parou de arremessar depois da sua 19.ª derrota, porque não queriam que ele perdesse 20 jogos em sua primeira temporada na MLB. Jeremy Bonderman também era o nome do arremessador que deixou os Royals virar um jogo que perdiam por 6-0 na semana passada.

Não pode ser o mesmo Jeremy Bonderman que manteve um jogo perfeito até o início da sexta entrada contra uma equipe que até outro dia tinha um jogador com 34,2% de aproveitamento rebatendo em nono lugar. Este Jeremy Bonderman eliminou Gary Sheffield, o rebatedor de limpeza, por strike-out. Eliminou, também por strike-out, Jorge Posada, que tinha aproveitamento de 50,0% na série. Até Derek Jeter, normalmente inabalável, caiu por strike-out ao ser enganado por um arremesso que foi para o lado de fora.

Enquanto isso, os Tigers se aproveitavam de Jaret Wright (foto: Chang W. Lee/The New York Times), que, depois da atuação de ontem, pode muito bem ser confundido com o outro Jeremy Bonderman. Definitivamente, não é o cara ideal para se depender quando toda a temporada está em jogo.

Durante a série a vantagem de corridas dos Tigers foi de 22-12. Seus arremessadores levaram a melhor em todos os jogos, à exceção do primeiro, e venceram os veteranos Mike Mussina e Randy Johnson nesse processo. Até Kenny Rogers venceu os Yankees. Ora, até ele venceu, ponto. Aos 41 anos, conseguiu anteontem sua primeira vitória em playoffs.

E Alex Rodríguez, que tanto tinha a provar em outubro? Se ele provou alguma coisa, foi que não suporta a pressão. Ele foi o oitavo rebatedor ontem, posição que não ocupava há dez anos. Perdeu suas três tentativas e ainda foi creditado com um erro na defesa. Seu aproveitamento na série foi de medonhos 7,1%. Desde o início do fatídico jogo 4 contra o Boston em 2004, o aproveitamento de Rodríguez é de 10,9% (5 de 46). Provavelmente ele será o maior motivo de especulação durante as férias dos Yankees.

E os Tigers seguem em frente e enfrentarão o Oakland A's. Os Yankees, que, nas últimas seis temporadas regulares, ganharam quase 600 jogos e gastaram (poucas vezes essa palavra foi tão adequada) cerca de US$ 1 bilhão em salários, sem ganhar nenhuma Série Mundial, vão para casa.

Marcadores: , , ,

Escrito por Alexandre Giesbrecht | 0 comentários
0 comentários comente também